• Empréstimo de material didático

  • Voltar

O Museu de Geociências fornece kits didáticos temáticos para utilização em aulas, feiras de ciências ou quaisquer outras atividades relacionadas às propostas educativas da escola. Dentre os materiais emprestados estão minerais, rochas, fósseis, réplicas de fósseis, gemas e artefatos líticos. Os kits vêm prontos, dentro de caixas próprias com tabelas de identificação e todos os materiais possuem uma numeração e embalagem além de uma descrição, para facilitar o reconhecimento de cada item. Caso o educador necessite de outros materiais que não estejam contemplados nestes kits, devem entrar em contato pelo e-mail mugeo@usp.br para estudar e verificar a possibilidade de serem emprestados. 

Os empréstimos são gratuitos, os materiais dos kits não podem ser cedidos de forma avulsa e o período máximo de empréstimo é de uma semana, podendo ser estendido até, no máximo, duas semanas.

Verifique aqui a disponibilidade do kit de seu interesse

Conheça nossos kits

O Kit 1 “Materiais Diversos 1” é composto por materiais que englobam a maior parte dos temas relacionados à Geociências. O (a) professor(a) pode utilizar este material para abordar variados temas estudados em sala de aula. Sugestões de temas e atividades para se trabalhar com o Kit 1:

Biologia, origem das espécies, história da vida na Terra, entre outros. (Amostras 1, 4, 5 e 6)

Matéria-prima; Derivados do petróleo; Geografia; Fósseis; Economia, entre outros. (Amostra 2)

Composição das rochas e crosta; Química; origem do universo; Fenômenos óticos (ar); Utilidades como matéria-prima, entre outros. (Amostras 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)

Composição da crosta; Rochas ígneas, sedimentares e metamórficas; Petrologia e mineralogia, entre outros. (Amostras 17, 18, 19 e 20)

História; Arqueologia; Antropologia; Evolução Humana; entre outros (Amostras 7 e 8)

Cavernas; Estruturas geológicas; Ciclo da água; Química (Dissolução de rochas sedimentares); Geografia; Relevo; entre outros. (Amostra 3)



O Kit 2 “Materiais Diversos 2” possui amostras de Réplicas fósseis, minerais, rochas, derivados de petróleo, artefatos arqueológicos, fósseis, espeleotemas, material orgânico e minérios , totalizando 21 exemplares. A sugestão é que esse material seja utilizado para qualquer assunto relacionado às Geociências. Geografia, Geologia, História e Biologia são os temas mais abordados.



 O Kit 3 “Materiais Diversos 3” apresenta Réplicas de fósseis, minerais, rochas e artefatos arqueológicos distribuídos entre os 20 exemplares nele contidos. Os ítens podem ser usados da maneira que o (a)  educador (a) achar produtivo (sala de aula, feira de ciências, etc) nas turmas de Biologia (amostras 1 e 3), Geologia e Geografia (2, 6 a 20) e História (4 e 5).

O Kit 4 “Réplicas e Fósseis” é composto por um conjunto de 20 itens organizados em réplicas e fósseis que variam entre diversas amostras de fauna de diferentes tipos e espécies. Neste kit existem amostras que vão desde réplicas de dentes de T-Rex e de Tigre-Dente-de-Sabre, até réplicas e fósseis de espécies aquáticas, como o Mesosaurus e alguns peixes. 

Sugestões de temas e atividades para se trabalhar com o Kit 4: Ciclo das rochas; Rochas sedimentares; Formação de bacias sedimentares; Formação de fósseis; Formação do petróleo; Extinção dos grandes dinossauros;  Matéria-prima para fabricação de bens industrializados.

(Todas as amostras servem para o estudo dos temas citados acima).



O Kit 5 “Sistemas Cristalinos” é composto por um conjunto variado de minerais e minérios, tais como a pirita, hematita e limonita. Além disso, o conjunto é acompanhado de modelos de madeira, que representam os sistemas cristalinos respectivos de cada amostra contida no kit. O (a) professor(a) pode utilizar os materiais do kit para abordar a questão da extração mineral, pois as rochas do kit são ricas em ferro e alumínio, minerais que o Brasil é líder em questão de exportação. Também acompanha um livro sobre as rochas e me minerais de fácil entendimento, contendo centenas de fotos em alta qualidade, ideal para ser usado em sala de aula.

Sugestões de temas e atividades para se trabalhar com o Kit 5 em:

Química: Propriedades físico-químicas de como os átomos se unem (Alotropia).

Matemática: Sistemas Cristalinos; Formas geométricas; Cálculo de áreas e volumes; Polígonos.

Geografia: Geografia e localização das jazidas minerais do Brasil e  do planeta; Globalização; Economia; Indústria extrativista; Participação do Brasil em reservas e produção mundiais de minerais; Brasil no cenário global de exportação; Valor comercial dos minérios.

Geologia: Mineralogia.

(Todas as amostras servem para o estudo dos temas citados acima).



O Kit 6 “Minerais do mundo” é composto por uma grande variedade de minerais de 4 continentes diferentes (América do Sul, América do Norte, África e Ásia) As amostras são pequenas e possuem as mais diversas cores e composições. Os materiais contidos no kit são uma verdadeira volta ao mundo, passando desde a água marinha da região do Madagascar até o quartzo rosa dos Estados Unidos e a Ágata da índia, por exemplo.

Sugestões de temas e atividades para se trabalhar com o Kit 6: 

Geografia: Geografia da África (Amostras 5, 7, 8, 13, 14 e 15); Geografia da América do Sul (Amostras 3, 9, 12 e 16);  Geografia da América do Norte (Amostras 17, 18, 19 e 20); Geografia da Ásia (Amostras 1, 2, 4, 6, 10 e 11); Formação socioterritorial e tesouro econômico dos países; Capacidade extrativista e de mineração dos países; Valor comercial dos minerais; Economia; Geografia e localização das principais jazidas minerais do planeta; Geografia dos continentes

Geologia: Diferença entre minério e mineral; Origem dos minerais; Mineralogia; (Todas as amostras servem para esses temas). 



O kit 7 “Rochas” é composto pelos 3 tipos de rochas existentes: magmáticas, sedimentares e metamórficas. Este kit contém exemplares variados, desde granito e basalto, formados diretamente do magma; calcário e arenito, oriundos do processo de intemperismo; até gnaisse e quartzito, formados devido ao longo período em uma zona de alta temperatura e pressão. O(a) professor(a) pode utilizar o material para abordar uma grande variedade de assuntos relacionados desde a formação do universo até os dias atuais, e como cuidar do futuro do planeta.

 

Sugestões de temas e atividades para se trabalhar com o Kit 7: 

 

Geologia: Rochas magmáticas e Rochas Intrusivas e extrusivas (amostras 1, 2, 4, 6 e 17); Rochas sedimentares, formação de bacias sedimentares, dissolução e compactação dos sedimentos (amostras 3, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 18 e 20); Rochas metamórficas (amostras 5, 13, 14, 15, 16 e 19); Ciclo das rochas; Formação do planeta Terra e da crosta terrestre; Composição das rochas e da crosta; Uso das rochas no cotidiano do ser humano.

 

Geografia: Economia e extração mineral; Locais de formação dos diferentes depósitos rochosos. 

 

(Todas as amostras servem para esses temas).



O kit 8 “Geociências no cotidiano” é composto por minerais e amostras derivadas de fósseis, que são muito comuns no dia a dia. Os principais minerais do kit são o ouro (amostra pequena), quartzo, carvão, grafita, calcita e mica. Dos combustíveis fósseis, o petróleo e alguns de seus produtos, como o óleo, a gasolina e a nafta. O(a) professor(a) pode utilizar os materiais do kit para exemplificar aos alunos qual a função que os minerais e os derivados dos petróleos desempenham na sociedade contemporânea.

 

Sugestões de temas e atividades para se trabalhar com o Kit 8: 

 

Geografia: Valor comercial dos minerais e derivados dos fósseis

 

Geologia: Diferença entre mineral e minério; Utilidade e aplicação dos minerais no cotidiano; Identificação das geociências no cotidiano;

 

Química: Formação do petróleo e seus derivados (amostras 17, 18, 19 e 20); Etapas e processamentos necessários nos materiais antes da obtenção dos produtos finais (amostras 17, 18, 19 e 20); Composição físico-química e propriedades dos materiais; Estudo da densidade e o processo de destilação fracionada.



O kit 9 “Gemas do mundo” é composto por gemas de variados tamanhos e cores vindas de diversas localidades do planeta. Nele, existem amostras de pedras preciosas, como ametista e esmeralda oriundas do Brasil e de Madagascar, cristal de rocha, quartzo rosa e vidro vulcânico, como a obsidiana negra. O kit vem com as gemas em formato bruto, assim como elas são encontradas em natureza, e em formato polido. O(a) professor(a) pode utilizar os materiais do kit para exemplificar aos alunos como e por que alguns minerais são considerados mais valiosos pela humanidade.

Sugestões de temas e atividades para se trabalhar com o Kit 9:

Sociologia;

Economia: por que alguns minerais são considerados valiosos e outros não; 

Geologia: Mineralogia e Gemologia; Processo de transformação de mineral em gemas e pedras preciosas; 

Geografia: Locais de formação das gemas; Utilização das gemas no cotidiano. (Todas as amostras servem para os temas citados acima).

O kit 10 “Areias” é composto por minerais, rochas e areias, sendo possível para o(a) professor(a) explicar aos alunos todo o processo de formação das rochas sedimentares, exaltando os processos de intemperismo e erosão.  Além disso, será possível ao educador(a) abordar em sala de aula qual o método utilizado para  classificar areias quanto à granulometria (por exemplo). O kit é traz exemplares dos 3 tipos de rochas, magmática, sedimentar e metamórfica; além de amostras de minerais e areias contidas em recipientes cilíndricos, separadas pelo diâmetro de seus grãos (ou granulometria). 

Sugestões de temas e atividades para se trabalhar com o Kit 10:

 Formação de bacia sedimentar, dissolução e compactação dos sedimentos para a formação das rochas sedimentares; Ciclo das rochas; Intemperismo e erosão (todas as amostras servem para os temas citados acima). Classificação das areias (amostras 13, 14, 15, 16, 17 e 18); Rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas (amostras 1 a 12).

O kit 11 “Minerais e rochas”  é composto por duas caixas, contendo variados exemplos de minerais e rochas. As caixas estão separadas, sendo uma exclusiva para os minerais e outra para as rochas. As amostras de ambas as caixas são variadas em relação às suas origens, contendo itens de locais como: Alemanha, Madagascar, Escócia, Estados Unidos, Groenlândia e Austrália. O(a) professor(a) pode utilizar os materiais do kit para abordar a questão dos recursos minerais, pois ao kit conta com uma diversidade de rochas que é são amplamente utilizadas como matéria prima  para indústria, como o silício, feldspato e quartzo,  tendo grande proveito na sociedade, podendo ser usados na produção de vidro, borracha, tinta e aparelhos eletrônicos por exemplo. 

Sugestões de temas e atividades para se trabalhar com o Kit 11:

-Atividades sugeridas com a caixa de minerais: Geologia; Geografia e localização das jazidas minerais do planeta; Globalização; Matéria-prima; Química; Recursos minerais; Economia e extração mineral; Utilização dos minerais no cotidiano (Todas as amostras servem para os temas citados acima).

-Atividades sugeridas com a caixa de rochas: Química; Ciclo das rochas; Tipos de rochas; Composição das rochas e da crosta; Utilização cotidiana das rochas; Locais de formação dos diferentes depósitos rochosos (Todas as amostras servem para os temas citados acima).